PROVÉRBIOS ÁRABE DO DIA:

"Dança do ventre, é a modalidade de dança que melhor simboliza a essência da criação, onde se agradecia o milagre da vida, louvando, com dança e oração, o prazer, o nascimento e a sensualidade feminina."

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A DANÇA DO VENTRE E A DANÇA INDIANA



                          Por: Jamal Marzuq


Olá “habibas”,
 Vamos falar sobre a Dança Indiana que foi tão vista na novela “Caminhos das Índias” exibida recentemente, bom à dança indiana e a dança do ventre não são iguais em nada, mas por se tratarem de danças exóticas é comum algumas pessoas confundirem as duas danças.
A dança indiana como o próprio nome diz, nasceu na Índia, País asiático onde tem hábitos semelhantes aos países Árabes, eu disse semelhante, e não, iguais.
Ambas as danças (ventre e indiana) tem muito a ver com espiritualidade, pois nasceram não somente como forma de arte e sim com espiritualidade, louvor, alimento para o corpo e a alma, e ambas geralmente praticadas apenas por mulheres.
Falando das diferenças entre ambas, a dança do ventre concentra toda sua atividade no ventre, e a dança indiana concentra mais nos pés, na dança indiana praticamente não se usa o ventre, no máximo leves inclinações de tronco, onde os movimentos são mais lineares e geométricos, diferente da dança do ventre que são movimentos mais arredondados e circulares.
As roupas também tem grandes diferenças, normalmente as roupas de dança indiana são mais volumosas, tendo mais peças e adornos, a mulher dança mais coberta, já na dança do ventre usa-se mais a sensualidade do corpo da mulher, onde as roupas deixam algumas partes do corpo a mostra, mas também são cheias de exuberantes adornos brilhantes e coloridos ( há também na dança do ventre o uso de roupas longas como as de Khalige).
No Brasil a dança indiana ainda é pouco difundida e não tem muitas escolas que a ensinam, já a dança do ventre é mais difundida, e temos hoje no Brasil muitas escolas onde se possa aprendê-la, mas a dança indiana vem ganhando campo e em breve teremos tantas professoras de dança indiana como temos na dança do ventre.
Em ambas danças o maravilhoso é aspirar toda a cultura que elas representam, pois são culturas milenares enigmáticas cheias de misticismo, e espiritualidade, além de uma rica culinária.

Boa danças a todas.

Bailarina foto: Natália Parzanese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário